Sem categoria

‘Papo Jovem’: episódio sobre consciência negra mostra vivência escolar de alunos; negros; ASSISTA

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Episódio especial do ‘Papo Jovem’ destaca histórias e heranças da comunidade negra no dia da Consciência Negra..

Mabel Pontes

O novo episódio da série ‘Papo Jovem’ traz relatos sobre representatividade, luta antirracista e vivências através do ponto de vista de estudantes e jovens negros, nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra.

No episódio, os estudantes de jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e estagiários da Rede Paraíba de Comunicação batem um papo com os estudantes da escola ECIT Maria do Carmo de Miranda sobre o que é ser um jovem negro e sobre como se eles veem representados dentro da sociedade como a juventude negra.

VEJA TAMBÉM:

‘Papo Jovem’: cidadania é o tema do primeiro episódio; ASSISTA

Na quinta-feira (21) vai ser divulgado um outro episódio. Estudantes fizeram uma visita pelo centro da cidade de João Pessoa com um guia especializado no afroturismo, uma forma de turismo cultural que tem como foco valorizar as raízes da cultura negra.

Assista ao episódio completo:

Um ‘Papo Jovem’ sobre a Consciência Negra

O ‘Papo Jovem’ é uma iniciativa resultado de uma parceria entre a Rede Paraíba de Comunicação e o curso de jornalismo da UFPB, e tem como objetivo aproximar os jovens de temas como política, representatividade e conscientização de causas sociais importantes da sociedade.

O episódio sobre a Consciência Negra exibido nesta quarta-feira (20) contou com a presença de estudantes do ECIT Maria do Carmo de Miranda, que falaram sobre vivências e percepções próprias acerca do racismo estrutural e da importância da identificação negra para os jovens.

“A gravação desse episódio do Papo Jovem pra mim foi uma coisa incrível, uma experiência maravilhosa. Trocando as minhas experiências e ouvindo as deles como jovens negros, me trouxe uma lembrança da minha época de escola. E aí, naquele momento, a gente estava recontando a história agora de forma positiva, fazendo aquele espaço, aquela sala de aula um lugar seguro pra gente dividir experiências, pra gente contar quais as nossas vontades, quais as nossas perspectivas de futuro e também contar um pouco das nossas dores, que são tão únicas”, afirmou Malu Rolim, estagiária da Rede Paraíba que atuou como uma das mediadoras do episódio.

Dia da Consciência Negra no ‘Papo Jovem’ traz visita pelo centro histórico de João Pessoa com foco na vivência do povo africano na Paraíba..

Mabel Pontes

Compartilhe

Anterior
Inscrições no CFO da Polícia Militar terminam nesta quarta
Próximo
Dia da Consciência Negra: Quando a tecnologia da saúde não é tão igual para todos
Veja também