Sem categoria

Papo Jovem: estudantes conversam sobre conscientização contra bullying nas escolas

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Papo Jovem debate violência nas escolas e mostra como identificar sinais de bullying.

Reprodução/TV Cabo Branco

Mais de 20% dos estudantes brasileiros já sofreram bullying na escola nos últimos 30 anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). É a partir desse dado que o novo episódio do quadro Papo Jovem, que foi ao ar nesta quinta-feira (1), no Bom Dia Paraíba, das TVs Cabo Branco e Paraíba, aborda o impacto da intimidação sistemática no ambiente escolar e a importância da conscientização entre os jovens.

As gravações aconteceram na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Daura Santiago Rangel, no bairro José Américo, em João Pessoa.

Durante o programa, estudantes compartilharam experiências pessoais e refletiram sobre situações em que deixaram de se expressar ou agir por medo de julgamentos. A proposta do episódio é ampliar o debate entre os jovens e estimular ações educativas dentro das escolas.

LEIA TAMBÉM:

Pinguins chegam à Paraíba e podem ser visitados em aquário a partir desta quinta (1º)

Além dos relatos dos alunos, a psicopedagoga Beatriz Waked participou da conversa e explicou como o bullying pode afetar emocionalmente crianças e adolescentes. Segundo ela, muitos casos passam despercebidos, mas deixam sinais sutis como isolamento, queda no rendimento escolar e mudanças de comportamento.

Além disso, ainda de acordo com dados da pesquisa PENSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), feita com mais de 159 mil estudantes de 13 a 17 anos, mostram que 13,2% dos jovens já foram vítimas de cyberbullying — prática que também cresce com a presença cada vez maior dos adolescentes no ambiente digital.

O bullying é considerado crime desde 2024, com a Lei nº 14.811, que prevê penas de dois a quatro anos de reclusão para casos de bullying e cyberbullying. A legislação também responsabiliza pais e responsáveis por agressões cometidas por crianças e adolescentes.

Compartilhe

Anterior
Menos é Mais lança EP gravado em Campina Grande
Veja também