Equipe que participou do quinto e último episódio da primeira temporada da série ‘Papo Jovem’.
Mabel Pontes
O quinto e último episódio do projeto ‘Papo Jovem’, exibido nesta quarta-feira (11) no Bom Dia Paraíba, trouxe como tema principal a representação polítcia. A iniciativa, que é resultado de uma parceria entre a Rede Paraíba de Comunicação e o curso de jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é promover o debate político entre os jovens.
VEJA TAMBÉM:
‘Papo Jovem’: processo eleitoral é o tema do quarto episódio; ASSISTA
Gravado na escola Eneas de Carvalho, em Santa Rita, o quinto e último episódio reúne os estudantes da instituição para discutir a importância de se identificarem com o seu representante político e de desempenharem seus papéis como cidadãos políticos para potencializar o crescimento dessa representação. Confira o episódio abaixo.
Um ‘Papo Jovem’ sobre representação política
O bate-papo, que foi conduzido de forma descontraída pelos estagiários da TV Cabo Branco e de estudantes de Jornalismo e Rádio e TV da UFPB, contou também com a presença da socióloga Wilka Barbosa. No encontro, ela explica de maneira direta e simplificada a importância de existir atividade e representação política.
“Muitas vezes tem pessoas que ficam esperando dar a idade do voto para dizer que estão fazendo política. E até lá? Viver é político. Ser mulher é político. Ser homem é político. Se relacionar é político. Quando a gente sai de casa para ir à escola, quando a gente chega na escola, o que a gente faz? Política. Política é um acordo, é um contrato”, explica a especialista em sociologia Wilka Barbosa.
Na roda de conversa, os estudantes do ensino médio da escola Eneas de Carvalho discutiram sobre formas de buscar a representação política na hora de escolher seus representantes e as melhorias que podem acontecer dentro da comunidade em que vivem através dessa representação.
Dividida em cinco episódios com grupos de jovens e adolescentes de diferentes lugares, idades e esferas sociais, a série ‘Papo Jovem’ tem como objetivo da primeira temporada quebrar a crença de que política que não é para ser debatida pelos mais jovens e abrir espaço para dar lugar de fala para as próximas gerações.