Sem categoria

Paraíba tem 7 medalhistas em Jogos Olímpicos na história; confira a lista

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

O paraibano Edival Pontes, ou apenas Netinho, fez história na última quinta-feira(08), ao conquistar uma medalha de bronze no taekwondo, na categoria até 68kg, em Paris 2024. Com isso ele entra para o seleto grupo de atletas da Paraíba a alcançar a glória olímpica. Ao todo foram sete medalhas, sendo que a de Netinho foi a primeira em um esporte individual.

+ Confira a lista de paraibanos em Paris 2024

Foto: Wander Roberto / COB.

Wander Roberto / COB

Medalhas paraibanas em Jogos Olímpicos

Edival Pontes “Netinho” – taekwondo – Bronze em Paris 2024

O bronze veio após a vitória eletrizante diante de Javier Pérez Polo, da Espanha. Antes da disputa por medalha, Netinho havia vencido o turco Hakan Reçber, na repescagem. Coincidentemente, o mesmo turco que o tirou ainda nas oitavas de final em Tóquio 2020.

Matheus Cunha e Santos – futebol – Ouro em Tóquio 2020

Três anos atrás, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a medalha foi dourada e em dose dupla. O atacante Matheus Cunha, que é natural de João Pessoa, e o goleiro Santos, de Cabaceiras, foram campeões do futebol em cima da Espanha, vencendo a final por 2 a 1.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF.

Lucas Figueiredo/CBF

Douglas Santos – futebol – Ouro na Rio 2016

Em casa, na Rio 2016, veio a redenção do futebol masculino do Brasil, ganhando sua primeira medalha de ouro olímpica em casa, diante de sua torcida, e logo contra a tão temida Alemanha, do trauma de dois anos antes, durante a Copa do Mundo no Brasil. Entre os medalhistas estava o lateral-esquerdo Douglas Santos, de João Pessoa.

Hulk – futebol – Prata em Londres 2012

O campinense Hulk foi o representante da Paraíba na campanha do futebol masculino em Londres, no time comandado por Mano Menezes. Na final, contra o México, o atacante paraibano até marcou o gol dele, mas não foi suficiente diante dos 2 gols mexicanos e acabamos ficando com a prata.

Zé Marco – vôlei de praia – Prata em Sydney 2000

Antes dessa sequência de quatro Jogos Olímpicos com medalhas para paraibanos, a última medalha havia sido em Sydney 2000, com Zé Marco do vôlei de praia, ao lado de Ricardo. Eles perderam a final para os americanos Dain Blanton & Eric Fonoimoana.

Foto: Acervo pessoal / Zé Marco.

Acervo pessoal / Zé Marco

Mazinho – futebol – Prata em Seul 1988

O primeiro paraibano a ganhar uma medalha olímpica foi o meia Mazinho, natural de Santa Rita. A derrota na final do futebol foi contra a União Soviética e o placar foi de 2 a 1.

Confira a lista dos paraibanos medalhistas em Olimpíadas:

Seul 1988 – Mazinho (prata, futebol)Sydney 2000 – Zé Marco (prata, vôlei de praia)Londres 2012 – Hulk (prata, futebol)Rio de Janeiro 2016 – Douglas Santos (ouro, futebol)Tóquio 2020 – Matheus Cunha (ouro, futebol)Tóquio 2020 – Santos (ouro, futebol)Paris 2024 – Edival Pontes (bronze, taekwondo)

Compartilhe

Anterior
Microtraição: quais os limites das interações nas redes sociais?
Próximo
Paris 2024: Honorato, do vôlei, pede a namorada em casamento aos pés da Torre Eiffel
Veja também