Sem categoria

Paraíba tem histórico de ‘candidatos naturais’ que não emplacaram; veja exemplos

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

O termo da moda, na política paraibana, é ‘candidato natural’. Em quase todas as declarações, entrevistas e análises o conceito tem sido recorrente. ‘Fulano’ é candidato natural. É natural que o ‘Beltrano’ passe a ocupar esse ou aquele espaço. 

Embora as observações tenham alguma lógica, não custa lembrar que a política não é uma ciência matemática, ou que segue rigorosamente a lógica.

Pelo contrário. Os movimentos políticos quase sempre são motivados por interesses e circunstâncias que são próprios do subjetivismo humano. E um olhar rápido na história da política paraibana nos faz pensar que, em muitos momentos, o termo tem pouco valia. 

O histórico das disputas na Paraíba demonstra que muitos ‘candidatos naturais’ ficaram pelo meio do caminho. 

Um dos mais emblemáticos foi o senador Humberto Lucena. Ele perdeu terreno para Ronaldo Cunha Lima, na disputa em 1990; e para Mariz, em 1994. Apesar de sua liderança incontestável, Humberto jamais entrou na disputa pelo Governo. 

O atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), um dia também já foi ‘candidato natural’ a governador. O ano era 2010, mas o candidato de seu grupo acabou sendo o ex-governador Ricardo Coutinho (PT). 

Na Capital, outros casos. O ex-prefeito Luciano Agra era candidato natural a prefeito em 2012, mas foi preterido. Em seguida rompeu com Ricardo Coutinho e apoiou o ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT) – vencendo a eleição. 

O então ex-vereador Cabral Batista por muito tempo também figurou nessa condição de ‘natural’. Mas viu Carneiro Arnaud chegar ao comando da prefeitura pessoense. 

Em Campina Grande, um outro exemplo recente. O deputado Tovar Correia Lima (PSDB) era apontado como sucessor ‘natural’ do ex-prefeito Romero Rodrigues (Podemos), mas Bruno Cunha Lima (UB) acabou sendo o escolhido. 

Um histórico que faz perder força o conceito que, recentemente, tem tido prestígio na crônica política paraibana. 

Compartilhe

Anterior
Procedimentos eletivos e biópsias são suspensos no Hospital de Trauma de João Pessoa
Veja também