Sem categoria

Paraibano Herman Benjamin assume presidência do STJ nesta quinta-feira

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

ministro-do-stj-herman-benjamin-23042024.

ministro-do-stj-herman-benjamin-23042024

O paraibano Herman Benjamin toma posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quinta-feira (22). Ele foi eleito em abril deste ano para conduzir o tribunal no biênio 2024-2026.

Na mesma solenidade também será empossado como vice-presidente o ministro Luiz Felipe Salomão.

Natural de Catolé do Rocha, Herman Benjamin é um jurista de atuação destacada nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor.

É formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e, de volta ao Brasil, tornou-se doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Iniciou a carreira jurídica em 1982, no Ministério Público de São Paulo (1982 a 2006), quando tomou posse no STJ.

No mundo acadêmico, além da sua atuação no Brasil, ele coleciona passagens pelos Estados Unidos (professor visitante das Universidades do Texas e de Illinois) e por vários outros países em todos os continentes como palestrante em Direito Ambiental e Direito do Consumidor.

Conferencista e autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos, conciliou atividades de docência no Brasil e no exterior.

Desde 1995, é professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Também na condição de professor visitante, já lecionou na Faculdade de Direito de Illinois e na Universidade Católica Louvain-la-Neuve, na Bélgica. O ministro é fundador e codiretor da Revista de Direito Ambiental, publicada desde 1995.

No STJ, integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma – as duas últimas especializadas em direito público. Foi membro do TSE e do CJF e dirigiu a Enfam.

Compartilhe

Anterior
Limão com Mel, Magníficos e Mastruz com Leite em João Pessoa
Próximo
Justiça determina suspensão de cobrança retroativa de ICMS sobre a energia solar na Paraíba
Veja também