Sem categoria

Paralimpíadas de Paris 2024: Luan e Matheus são os paredões do Brasil no futebol de cegos

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Vai começar mais uma edição dos Jogos Paralímpicos. Paris 2024 começa no dia 28 de agosto e vai até o dia 8 de setembro, reunindo os melhores paratletas do mundo. Nesta edição, 11 paraibanos vão representar o estado e também o Brasil nas disputas. O Jornal da Paraíba vai acompanhar os nossos paratletas no velho continente e, antes do início da competição, apresentar cada um deles. Hoje vamos conhecer melhor Luan Lacerda e Matheus Costa, atletas do futebol de cegos.

+ Veja a lista de paraibanos nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Luan Lacerda e Matheus Costa no Parapanamericano de Santiago 2024.

(Foto: arquivo pessoal)

No futebol de cegos o goleiro é o único que não é deficiente visual. Os dois convocados para a Seleção Brasileira são paraibanos: Luan Lacerda e Matheus Costa. Luan, que o titular, vai para sua terceira paralimpíada e busca sua terceira medalha de ouro, enquanto Matheus fará sua segunda participação em Jogos Paralímpicos e busca seu segundo ouro.

Vale lembrar que, desde que o futebol de cegos entrou para o programa paralímpico, em Atenas 2004, o Brasil sempre esteve no lugar mais alto do pódio e nunca perdeu uma partida sequer.

Luan Lacerda atuando.

(Foto: Renan Cacioli/ CBDV)

Luan Lacerda tem 31 anos e é natural de João Pessoa. Ele começou jogando futsal, na linha, mas não teve sucesso e acabou indo para o gol. Com 20 anos ele conheceu o futebol de cegos e no mesmo ano já veio sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. Atualmente ele defende o Agafuc-RS. Luan já tem o ouro na Rio 2016 e em Tóquio 2020 e agora busca sua terceira medalha em Jogos Paralímpicos, que configura também o hexa do Brasil.

Matheus Costa tem 29 anos e é natural de Campina Grande. Assim como Luan, ele começou no esporte como goleiro de futsal e migrou para o futebol de cegos a convite de um amigo. Em 2018 veio a primeira convocação para a Seleção Brasileira. Atualmente ele defende a APACE-PB. Matheus foi campeão paralímpico em Tóquio 2020 e quer sua segunda medalha.

Matheus Costa atuando.

(Foto: Ale Cabral/CPB)

Depois do ciclo de Tóquio, tanto Luan quanto Matheus já foram campeões do Parapanamericano de Santiago 2023, do Grand Prix da IBSA 2023 e de 2022.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Compartilhe

Anterior
Um dos grandes da MPB, Francis Hime faz 85 anos
Próximo
Edyr Vaqueiro, Glício Lee e Banda Cascavel em Mogeiro
Veja também