Sem categoria

Polícia investiga furto de cabos que deixou população sem água no município de Areia

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Cabos de energia são roubados em sistema de captação que atende a Areia.

TV Cabo Branco/Reprodução

A Polícia Civil da Paraíba investiga o furto de cabos de energia no sistema de captação Saulo Maia, responsável pelo fornecimento de água para o município de Areia e o distrito de Mata Limpa, no Brejo paraibano. O crime ocorreu na madrugada desta quarta-feira (19) e compromete o abastecimento de toda a região, deixando mais de 22 mil moradores sem água.

O delegado Rodrigo Alexandre afirmou que o acesso ao local é relativamente fácil. Segundo ele, a polícia está realizando diligências e analisando imagens para identificar os suspeitos.

“Lá foi um furto, não teve abordagem a ninguém, foi um furto no meio da noite. O local já é meio fácil, o acesso não tem tanta segurança, então permite o acesso de qualquer pessoa”, afirmou o delegado. 

De acordo com a TV Paraíba, os criminosos chegaram ao local por uma área de mata, cortaram a cerca de arame e furtaram cabos das caixas de inspeção. Esses cabos são fundamentais para conectar as bombas que captam a água bruta e a direcionam para a estação de tratamento e distribuição.

O Jornal da Paraíba entrou em contato com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

Mais de 22 mil pessoas estão sem água

O município de Areia, no Brejo da Paraíba, amanheceu sem água na manhã desta quarta-feira (19) por causa do furto no sistema de captação Saulo Maia.

Além da totalidade do município de Areia, o distrito de Mata Limpa também foi afetado. Segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o problema afeta pouco mais de 22 mil habitantes.

De acordo com a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), foram furtados cerca de cem metros de cabo, o que inviabilizou o abastecimento.

A empresa informou que o furto aconteceu de madrugada e que pouco depois uma equipe técnica da Gerência Regional da Borborema foi mobilizada.

A previsão é que a água só seja totalmente normalizado às 14h desta quinta-feira (20).

Compartilhe

Anterior
MPPB abre investigação sobre poluição no Rio Jaguaribe após aparecimento de espuma na água
Próximo
Transformador de 250 toneladas será instalado em parque eólico na Paraíba; entenda o projeto
Veja também