Sem categoria

Relembre como era o mundo do esporte em 2013, ano do último conclave

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

A morte do papa Francisco, na segunda-feira (21), aos 88 anos, encerrou um ciclo de 12 anos de pontificado iniciado em 13 de março de 2013, quando Jorge Mario Bergoglio foi eleito após o conclave que sucedeu a renúncia de Bento XVI. Naquele ano, o mundo do esporte vivia transformações, grandes conquistas e episódios marcantes que ficaram na memória dos torcedores. O Jornal da Paraíba relembra como era o cenário esportivo no ano do último conclave.

Foto de atendimento de Schumacher após o acidente.

(Foto: Reprodução/Bild)

Brasil campeão no Maracanã

Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a seleção brasileira conquistou a Copa das Confederações, com uma vitória por 3 a 0 sobre a então campeã mundial Espanha, no Maracanã. Neymar, eleito o melhor jogador da competição, liderou um elenco que ainda contava com Filipe Luís, hoje técnico do Flamengo, e o paraibano Hulk.

Atlético-MG conquista a Libertadores

O Atlético-MG venceu a Conmebol Libertadores pela primeira vez em sua história. Liderado por Ronaldinho Gaúcho e com atuações decisivas do goleiro Victor, o time superou o Olimpia, do Paraguai, nos pênaltis após dois jogos marcados por reviravoltas. A conquista veio semanas após o título da Copa das Confederações e ampliou o protagonismo do futebol mineiro em 2013, que contou ainda com o possante Cruzeiro.

Cruzeiro domina o Brasileirão

Comandado por Marcelo Oliveira, o Cruzeiro foi campeão brasileiro com uma campanha dominante. O título foi confirmado com quatro rodadas de antecedência, no dia 13 de novembro, durante a partida contra o Vitória. O elenco tinha nomes que desfilaram nos gramados do futebol brasileiro daquela temporada, como Dedé, Ricardo Goulart e principalmente Éverton Ribeiro.

Flamengo vence a Copa do Brasil

O Flamengo conquistou a Copa do Brasil com um time que mesclava juventude e experiência. Sob o comando do técnico Jayme de Almeida, e das grandes exibições de Elias, Hernane Brocador e Paulinho, o Mengão superou adversários de ponta naquele ano, como Goiás e especialmente o forte Cruzeiro antes de vencer o Athletico-PR na final. O título marcou o retorno do clube às conquistas nacionais.

(Foto: André Durão)

Lionel Messi conquista sua 4ª Bola de Ouro

Em janeiro de 2013, Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pela quarta vez consecutiva. A premiação coroou um 2012 histórico de um dos maiores atletas de todos os tempos, no qual o argentino marcou 91 gols em competições oficiais, por Argentina e Barcelona. Cristiano Ronaldo ficou em segundo, seguido por Iniesta.

Caso Pistorius

O velocista sul-africano Oscar Pistorius foi preso em fevereiro de 2013, acusado de matar a namorada Reeva Steenkamp. O caso ganhou repercussão global, marcando uma queda abrupta na imagem do atleta que havia emocionado o mundo ao disputar os Jogos Olímpicos de Londres como primeiro biamputado na história da competição.

Pistorius durante participação nas Olimpíadas de Londres.

(Foto: Eric Feferberg/Getty Images)

Acidente com Schumacher

No fim do ano, em 29 de dezembro, o ex-piloto Michael Schumacher sofreu um grave acidente de esqui nos Alpes franceses. Ele bateu a cabeça em uma pedra e passou por cirurgias de emergência. O estado de saúde do heptacampeão mundial de Fórmula 1 foi considerado crítico, e desde então, sua condição clínica é mantida em sigilo pela família.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Compartilhe

Anterior
Animais ameaçados reaparecem em área de Mata Atlântica restaurada na Paraíba
Próximo
Inscrições em processos seletivos da UEPB para técnico-administrativos terminam neste domingo
Veja também