Sem categoria

Ruy Carneiro é eleito presidente da Comissão de Previdência e Assistência Social

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Ruy Carneiro (Podemos) vai presidir neste ano a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados. O paraibano foi eleito por unanimidade, com 17 votos.

Ruy Carneiro disse ser uma honra presidir uma comissão que está tão próxima das necessidades dos brasileiros.

“O meu lado aqui é o lado daquele do cidadão que está na fila do INSS, do dependente químico que precisa de tratamento e das crianças com microcefalia, enfim, das famílias que precisam da nossa ação e do nosso apoio”, disse o deputado.

Ele ressaltou ainda a isenção com que pretende assumir os trabalhos do colegiado. “Não faço parte nem do lado A nem do lado B, o meu lado é o do cidadão e da cidadã. Quero fazer um trabalho a várias mãos”, acrescentou.

O que faz a comissão

A Comissão de Previdência foi criada a partir de desmembramento da Comissão de Seguridade Social e Família. A mudança foi aprovada pelos deputados em 2023.

A Comissão de Previdência tem a atribuição de avaliar, votar e emitir pareceres sobre projetos voltados para previdência social, assistência, além da proteção da infância, adolescência e família. As prerrogativas também garantem o poder de fiscalização como forma de acompanhar e monitorar o bom andamento dos programas realizados pelo Poder Executivo.

Atuação de Ruy Carneiro na área da previdência

O deputado atuou recentemente na busca de soluções para melhoria dos serviços e agilidade dos atendimentos no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Também possui um trabalho histórico e é o maior mantenedor das entidades sociais que atuam em defesa de pessoas em vulnerabilidade social e na proteção dos direitos da infância e juventude na Paraíba.

Ruy ainda é autor de alguns projetos de lei de proteção ao público infantil, a exemplo do que tipifica o crime de intimidação sistemática virtual (cyberbullying) e o que prevê o aumento da pena para crime de estupro de vulnerável.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Compartilhe

Anterior
Transporte de transformador de energia eólica tem horário alterado nas rodovias federais da PB
Próximo
Conheça Felipe Surian, novo treinador do Treze
Veja também