Sem categoria

Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de Campina Grande em 2024

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Pré-candidatos à prefeitura de Campina Grande em 2024.

Arte: Jornal da Paraíba

Pouco mais de oito meses antes da escolha para as eleições municipais de 2024, que estão previstas para acontecer no dia 6 de outubro, pelo menos sete nomes já estão colocados como pré-candidatos a prefeito de Campina Grande.


O atual prefeito Bruno Cunha Lima, do União Brasil, que vai em busca da reeleição. Além disso, há também as já confirmadas pré-candidaturas de André Ribeiro pelo PDT, assim como do deputado Inácio Falcão pelo PC do B e do secretário municipal de saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, pelo PSB. 

O PSD apresentou o nome da ex-secretária de Turismo e Desenvolvimento da Paraíba, Rosália Lucas. Por último, há também a candidatura do Psol, que divulgou Nelson Junior como pré-candidato para a corrida eleitoral no município. 

O Jornal da Paraíba detalhou os nomes dos pré-candidatos à prefeitura de Campina Grande nas Eleições 2024. Veja abaixo.

LEIA TAMBÉM

Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de João Pessoa em 2024

Bruno Cunha Lima

Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. Foto: Angélica Nunes.

Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. Foto: Angélica Nunes

Atualmente fazendo parte do quadro do União Brasil, Bruno Cunha Lima vai tentar manter o tradicional sobrenome na política campinense dentro de um cargo político. O atual prefeito já confirmou a pré-candidatura à reeleição

Nomes como Efraim Filho, que é senador pelo União Brasil, Veneziano Vital do Rêgo que ocupa o mesmo cargo, mas pelo MDB, e também o primo de Bruno, Pedro Cunha Lima, já declararam apoio a reeleição, em evento de filiação do pré-candidato ao atual partido, em dezembro. 

Bruno começou na carreira política sendo eleito para vereador em Campina Grande em 2012, depois disso, dois anos mais tarde, foi eleito deputado estadual. Em 2020, concorreu pela primeira vez para ser prefeito e venceu as eleições. 

André Ribeiro 

Foto: arquivo pessoal/Instagram.

Foto: arquivo pessoal/Instagram

Presidente do PDT em Campina Grande, André Ribeiro, foi confirmado oficialmente como pré-candidato no último dia 20, e um dos vários representantes da oposição em Campina Grande. Ele ocupa atualmente o cargo de Secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba. 

Na cerimônia de oficialização do advogado, que em 2022 concorreu a uma vaga no Senado Federal, contou com a presença de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. 

André Ribeiro, assim como os pré-candidatos do PT, PSB e PC do B fazem parte do chamado “Fórum Pró-Campina”, que reúne vários partidos de esquerda ao centro do espectro político. 

Artur Bolinha (Novo)

Artur Bolinha, presidente do Treze.

Divulgação / Treze

Artur Bolinha é pré-candidato pelo partido Novo, com apoio do PL. Ele é presidente do Treze Futebol Clube desde maio de 2022. Essa é a quarta tentativa do dirigente alvinegro para assumir a prefeitura de Campina Grande. Nas últimas três eleições municipais, seu melhor desempenho foi em 2016, quando terminou em terceiro lugar.

Jhony Bezerra

O governador João Azevêdo (PSB) tem procurado nos últimos tempos um nome forte para apoiar em Campina Grande, e recentemente deu sinal verde para a pré-candidatura de Jhony Bezerra, atual secretário de Saúde da Paraíba, em plenária especial do partido. 

No entanto, as possibilidades de apoio do atual governador não se restringem apenas ao secretário da pasta da saúde, isso porque as articulações políticas no cenário de Campina Grande estão sendo feitas pela oposição em busca de um nome que consiga medir forças com o atual prefeito, com vários partidos envolvidos na questão. 

Desde janeiro de 2023, Jhony é o secretário de Saúde. Ele é formado em medicina pela Unifacisa, além de outras formações no campo da pós-graduação e especialização. 

Inácio Falcão 

Foto: Divulgação.

Desde outubro de 2023, Inácio Falcão foi confirmado como pré-candidato pelo PC do B. A pré-candidatura é mais uma que compõe o Fórum Pró-Campina. 

Inácio Falcão é atualmente deputado estadual pela Paraíba e já tem uma longa trajetória dentro da polícia, isso porque já foi vereador da cidade por quatro mandatos. Além disso, em 2020, ele também foi candidato a prefeito, quando tirou 33 mil votos naquela oportunidade. 

Nelson Junior

Nelson Junior, pré-candidato à prefeitura de Campina Grande pelo Psol.

Divulgação

O Psol foi um dos primeiros partidos a confirmar um nome como pré-candidato a prefeito de Campina Grande.

A confirmação do nome do professor aconteceu ainda em dezembro do ano passado, dias antes da confirmação de Celso Batista como pré-candidato do partido em João Pessoa.

Nelson Júnior é professor da Universidade Estadual da Paraíba e é presidente municipal da sigla. Em 2022, foi candidato a deputado estadual pelo mesmo partido, não conseguindo se eleger.

Rosália Lucas

Rosália Lucas (PSD).

Divulgação

Rosália Lucas é pré-candidata pelo PSD. Ela deixou a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico para entrar na disputa pela prefeitura de Campina Grande. Ela estava no cargo desde 2022 quando foi exonerada da Prefeitura de Campina Grande.

Romero Rodrigues? 

Foto: divulgação/ascom.

Foto: divulgação/ascom

Uma das grandes incógnitas em relação à prefeitura de Campina Grande é se Romerio Rodrigues, do Podemos, vai se candidatar ou não. Isso porque, dentro do partido, o político reitera a vontade de concorrer, no entanto, publicamente, ainda não externou essa possibilidade. 

O que se sabe, até o momento, no entanto, é que caso realmente o ex-prefeito entre na disputa , ele passa a ser um um dos mais fortes na oposição a Bruno Cunha Lima, seu sucessor. Tendo a possibilidade de que boa parte, senão todas, as candidaturas oposicionistas irão ser dissolvidas – ou reduzidas a potenciais vices.

Romero Rodrigues é atualmente deputado federal pela Paraíba. Também já foi vereador de Campina Grande e deputado estadual, além de ter ocupado cargos em secretarias do governo estadual em outras oportunidades. 

Compartilhe

Anterior
Concurso: Justiça Federal na Paraíba e 5 Estados publica edital com salários de até R$ 13,9 mil
Próximo
OPINIÃO: Cartaxo se cacifa ‘candidato de Lula’ sem apoio de dirigentes partidários
Veja também