Sem categoria

The Last of Us: o que é verdade e o que é mentira na série sobre fungo zumbi

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

The Last of Us.

Foto: Reprodução Warner Bros.

A série The Last of Us é tomada por um cenário pós-apocalíptico, onde muitas pessoas são transformadas em zumbis por conta de uma pandemia que parte da infecção causada por um fungo.

Os fungos Cordyceps e Ophiocordyceps, causadores do caos na ficção, também existem na realidade. No mundo real, eles também transformam as vítimas em zumbis.

VEJA TAMBÉM:

Enem 2025 será aplicado em 9 e 16 de novembro

Mas calma! O fungo não representa um perigo para humanos. Na verdade, segundo explica a pesquisadora do Butantan, Ana Olívia de Souza, ele só é capaz de infectar formigas, lagartas e outros insetos. Confira abaixo o que é verdade e mentira sobre os fungos na série.

Fungos do gênero Cordyceps infectam humanos?

Na série, sim. No decorrer dos episódios, o fungo passa por mutação e infecta humanos. Eles são transformados em zumbis e contagiam uns aos outros por meio de mordidas.

Mas no mundo real, não. É que, por hora, não há indícios sobre esse tipo de fungo ter capacidade de sobreviver no corpo humano, e mesmo sofrendo mutações, causar a morte como no seriado.

A humanidade pode sofrer uma pandemia letal causada pelo fungo zumbi da série?

Na série, sim. A pandemia, inclusive, se espalhou rapidamente entre as pessoas que se tornaram zumbis.

Já na vida real, não. Como o fungo só infecta insetos, a pesquisadora destaca que isso é o suficiente para excluir o perigo para humanos, pelo menos por enquanto. Se existir essa possibilidade, ela é remota.

Existem fungos zumbis?

Na série, sim. Os esporos do fungo entram no corpo dos humanos e provocam uma série de sintomas em uma linha cronológica, entre  assumir o controle da mente da vítima até se tornar um monstro.

Na natureza, também. O Ophiocordyceps unilateralis, mais conhecido como “fungo zumbi”, atua de forma parecida como na ficção, mas somente em insetos.

No mundo real, o fungo transforma a formiga em zumbi por meio da ação de neurotoxinas dentro do animal, que tem o funcionamento dos músculos comprometidos e ainda muda de comportamento dentro do formigueiro.

Como fica atordoada e procura a luz, a formiga sai do formigueiro e transmite o fungo que está no próprio corpo.

Zumbis são eliminados?

Na série, há grupos que dedicados ao extermínio dos zumbis para assegurar a segurança aos humanos.

Já no mundo animal, as formigas também têm um jeito para impedir uma infecção do formigueiro inteiro. Os insetos operários, quando percebem uma infecção, retiram os “zumbis” da colônia antes que o contágio se espalhe.

Com informações do Butantan***

Compartilhe

Anterior
Ações preventivas da PRF na Paraíba
Veja também