Montagem/Divulgação
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) formou nesta terça-feira (05) a lista tríplice da OAB para disputa de uma das 7 novas vagas de desembargador do Estado. Seis advogados estavam na disputa.
Foram escolhidos Anna Carla Lopes (15 votos), Thiago Leite Ferreira (10 votos) e em uma segunda votação o advogado Breno Wanderley (11 votos -na segunda votação. Na primeira ele obteve 7 votos).
Pela regra, qualquer um dos três poderá ser nomeado para o cargo pelo governador João Azevêdo (PSB).
Se o gestor mantiver o entendimento que vem tendo, desde o início de seu Governo, ele deverá nomear Anna Carla Lopes. É que João tem escolhido sempre os mais votados nas listas tríplices apresentadas.
Foi assim na UEPB, no Ministério Público e também mais recentemente na escolha de Francisco Seráphico – desembargador eleito na vaga do MP e que tinha sido mais votado internamente.
Semanas atrás, antes de nomear Seráphico, Azevêdo avisou que seguiria a ordem dos mais votados.
No caso de Anna Carla, além de ter sido a mais votada junto aos demais membros do TJ, ela também foi a mais votada na eleição interna da OAB com mais de 3 mil votos. Um cenário que a coloca como ‘favorita’ na disputa.
Perfil dos três da lista tríplice
Anna Carla Lopes é mestre em Direito internacional, com atuação também na área de Família e Sucessões. É filha da ex-defensora pública-geral, Fátima Lopes, que faleceu em um acidente trágico na Capital.
Breno Wanderley é ex-juiz do TRE, professor universitário e ex-secretário executivo da Controladoria Geral do Estado. Como advogado atua na seara criminal.
Thiago Leite Ferreira é ex-conselheiro estadual da OAB, membro do Instituto de Direito Eleitoral da Paraíba e possui atuação na área eleitoral.