Cerca de 2 mil técnicos trabalharão nas eleições 2024 na Paraíba.
(Foto: Divulgação / TRE)
O setor de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) terá cerca de 2 mil pessoas trabalhando nas eleições municipais deste ano.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12) à Rádio CBN Campina Grande pelo secretário de Tecnologia do TRE-PB, José Vinícius Veloso.
De acordo com José, os técnicos estarão distribuídos por todas as regiões da Paraíba para garantir a segurança das urnas durante a votação do dia 6 de outubro.
“Teremos quase duas mil pessoas envolvidas na preparação e no suporte às urnas nestas eleições. Trata-se de eleitores que se voluntariaram para nos ajudar a garantir a segurança do processo. Na próxima semana, começaremos o treinamento dessas pessoas para que estejam prontas a tempo do pleito”, afirmou.
Nas eleições municipais de 2020, um travamento no sistema de apuração da Justiça Eleitoral adiou a divulgação do resultado das eleições em todo o Brasil, o que só ocorreu por volta das 22h do dia 15 de novembro daquele ano.
Para 2024, com o sistema já revisado, a tendência, de acordo com o secretário, é que o resultado do pleito em todos os municípios paraibanos seja divulgado antes das 21h.
“Sempre trabalhamos com base no que observamos nas eleições anteriores. Em 2022, divulgamos os resultados antes das 22h. Para este ano, nossa meta é conseguir terminar a apuração antes das 21h em todo o estado”, garantiu.
O primeiro turno das eleições ocorre no próximo dia 6 de outubro. Caso haja segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, os eleitores voltarão às urnas no dia 27 de outubro.
Texto: Pedro Pereira