divulgação/TRT-PB
Pela primeira vez na história do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), duas mulheres vão administrar o órgão como presidente e vice-presidente. A desembargadora Herminegilda Leite Machado foi eleita presidente e Rita Leite Brito Rolim vice-presidente e corregedora, nesta quinta-feira (17).
Herminegilda Leite Machado vai conduzir o TRT-PB no biênio 2025/2027, em substituição ao desembargador Thiago de Oliveira Andrade.
Na mesma sessão também foram escolhidos para os cargos de ouvidor regional e ouvidora da mulher do TRT-13 os desembargadores Eduardo Sergio de Almeida e Rita Leite Brito Rolim, respectivamente.
O presidente do TRT-13, desembargador Thiago de Oliveira Andrade, parabenizou as desembargadoras e desejou sucesso na condução da administração do Regional para o próximo biênio.
“Tenho certeza de que o Tribunal estará em excelentes mãos. Sinto-me sortudo por, durante minha gestão, ter nomeado três juízas, promovido duas magistradas e participar da eleição de uma gestão eminentemente feminina. São duas magistradas de excelência e sei que o Regional tem um futuro promissor”, destacou.
Eleitas agradecem confiança
A desembargadora Herminegilda Leite Machado, que será a próxima presidente do TRT-13, destacou que gerir a coisa pública é um desafio. “Desafio que é sentido com mais intensidade quando nos deparamos com responsabilidades administrativas. Entendo que a administração deve estar a serviço de todos e que a comunicação e o diálogo são fundamentais na relação com os pares, magistrados e magistradas, servidores e servidoras e a todos que compõem o corpo humano do Tribunal”, afirmou.
Além disso, a desembargadora agradeceu a confiança depositada em seu trabalho. “Com diálogo e respeito, espero gerir, junto com a colega Rita Rolim, esta instituição. Espero que todos continuem contribuindo para os bons resultados do Tribunal. Quero fazer uma gestão compartilhada e continuar a construção da instituição com humanidade. Somos um todo”, enfatizou.
Por sua vez, a desembargadora Rita Rolim registrou profundo agradecimento. “Tenho certeza de que a desembargadora Herminegilda Machado conduzirá o Tribunal com dedicação e competência, que são marcas registradas de toda a atuação por onde ela passa. Coloco-me à disposição para trazer minha contribuição para a gestão e termos resultado profícuo”, salientou.
Eleição das Turmas e Escola Judicial
Foram escolhidas, também, as composições das Primeira e Segunda Turmas de Julgamento do Regional paraibano. Os desembargadores Paulo Maia e Ubiratan Delgado vão presidir a Primeira e a Segunda Turma, respectivamente. Já a Escola Judicial do TRT-13 terá como diretor no próximo biênio o desembargador Leonardo José Videres Trajano.
Ainda conforme a escolha da Mesa Diretora, os desembargadores Ubiratan Moreira Delgado, Paulo Américo Maia de Vasconcelos Filho e Leonardo José Videres Trajano vão compor a Comissão de Uniformização de Jurisprudência; os desembargadores Francisco de Assis Carvalho e Silva, Ubiratan Moreira Delgado e Wolney de Macedo Cordeiro integrarão a Comissão de Regimento Interno e os desembargadores Paulo Américo Maia de Vasconcelos Filho, Wolney de Macedo Cordeiro e Thiago de Oliveira Andrade vão compor a Comissão de Vitaliciamento. A solenidade de posse para o biênio 2025/2027 está prevista para acontecer no dia 7 de janeiro de 2025.