Foto/Reprodução.
“Quem matou Salomão Hayala?”. Na noite de oito de julho de 1978, o Brasil parou diante da televisão para conhecer a resposta. Era o fim da telenovela O Astro.
Durante seis meses, ouvíamos aquele bolero de João Bosco e Aldir Blanc – “Minha pedra é ametista/Minha cor, o amarelo…” – na abertura da telenovela de Janete Clair.
“Quem matou Odete Roitman?”. Na noite de seis de janeiro de 1989, o Brasil parou diante da televisão para conhecer a resposta. Era o fim da telenovela Vale Tudo.
Durante quase oito meses, ouvíamos aquele samba de Cazuza cantado por Gal – “Brasil, mostra a tua cara…” – na abertura da telenovela de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva.
Em O Astro, Salomão Hayala era Dionísio Azevedo. Em Vale Tudo, Odete Roitman era Beatriz Segall, grandes nomes da teledramaturgia nacional.
Neste sábado, 26 de abril de 2025, a Globo comemora 60 anos, e o G1 traz a lista das 60 melhores telenovelas entre as quase 350 que a emissora produziu.
Para fazer o ranking, o G1 formou um grupo com 60 jornalistas de cultura e especialistas em teledramaturgia. Cada integrante do grupo fez seu top 5.
O Astro não ficou bem posicionada. É o número 52 da lista de 60. Mas Vale Tudo, a original de 1988/89, está no topo. Foi considerada a melhor telenovela da Globo.
As 10 melhores telenovelas do ranking do G1, em ordem decrescente, são: O Rei do Gado, Laços de Família, Tieta, O Bem-Amado, A Próxima Vítima, O Clone, A Favorita, Roque Santeiro, Avenida Brasil e Vale Tudo.
A mais antiga – O Bem-Amado – é de 1973, e a mais recente – Avenida Brasil – é de 2012. O Bem-Amado, de Dias Gomes. Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro.
O ranking publicado pelo G1 traz outros dados interessantes para os noveleiros. O maior número de telenovelas entre as 60 escolhidas é dos anos 1990. São 17.
Os dois autores mais citados no top 60 – com seis citações para cada um – são Aguinaldo Silva e Gilberto Braga. A lista dos autores segue com Janete Clair, Walcyr Carrasco, Ivani Ribeiro, Manoel Carlos, Ricardo Linhares e Sílvio de Abreu.
E os gêneros? Quem está na frente é o drama. 39 das 60 telenovelas são classificadas como drama. Em segundo lugar – com 29 menções – aparecem os romances.
Na aclamação por horário, Chocolate Com Pimenta vence na faixa das 18, Que Rei Sou Eu? na das 19, Vale Tudo na das 20/21, e O Bem-Amado na das 22/23h.
A faixa que mais atrai o telespectador é a das 20/21h. Nesse horário, são citadas 33 telenovelas entre as 60 que compõem o ranking publicado pelo G1.