Sem categoria

Vini Jr. vence prêmio da Fifa, e Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo após 17 anos

CBN Paraíba

CBN Paraíba

CBN Paraíba

Vini Jr., do Real Madrid, foi o grande vencedor do prêmio Fifa Awards, oThe Best, sendo eleito o melhor jogador do mundo. É a primeira vitória do Brasil no futebol masculino após 17 anos, quando Kaká se sagrou o ganhador.

Vini Jr. foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa.

(Foto: Getty Images)

Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa

O craque do Real Madrid era o favorito ao prêmio, muito pelo que fez na temporada 2023/2024, sendo o protagonista das campanhas de título da Liga dos Campeões da Europa e do Campeonato Espanhol.

No entanto, o camisa 7 também era o principal candidato a Bola de Ouro da France Football, outro prêmio também conceituado no mundo do futebol. O fato é que o volante espanhol Rodri, do Manchester City, foi quem venceu, desbancando Vini, o segundo colocado.

A premiação de outubro rendeu muita polêmica no Brasil e também entre muitos nomes do futebol pelo mundo. Mas na Fifa, Vini “derrotou” os adversários no prêmio individual.

O último brasileiro a vencer o prêmio da Fifa no futebol masculino foi Kaká, que foi o destaque do ano de 2007. Na época, o então jogador do Milan derrotou Lionel Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Manchester United. Ou seja, é a volta do Brasil a vencer a premiação depois de 17 anos.

Outros premiados

No feminino, a vencedora foi a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, que também confirmou o favoritismo. A meia já havia vencido a disputa na Bola de Ouro da France Football.

Nesta temporada, a novidade da Fifa foi o Prêmio Marta, que destaca o gol mais bonito no futebol de mulheres. E na rodada inaugural, foi a própria Rainha que venceu. O golaço foi no amistoso entre Brasil e Jamaica.

O Prêmio Puskas ficou com o atacante Alejandro Garnacho, do Manchester United, pelo gol de bicicleta contra o Everton, no Campeonato Inglês.

O Brasil também foi destaque em mais dois prêmios: o Fair Play, que premiou o volante Thiago Maia, do Internacional. O jogador recebeu o reconhecimento após aparecer na linha de frente em resgates dos ilhados na tragédia do Rio Grande do Sul; e o Torcedor, que destacou o menino Gui, amuleto do Vasco em 2023. O garoto de 10 anos conquistou troféu que contou com votação de fãs.

Veja os premiados do The Best Fifa Awards:

Melhor treinador do futebol masculino: Carlo Ancelotti (Real Madrid)

Melhor goleiro: Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina)

Prêmio Puskas: Alejandro Garnacho (Manchester United)

Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Barcelona/Espanha)

Prêmio Marta: Marta (Brasil)

Melhor goleira: Alyssa Naeher (Chicago Red Stars/EUA)

Melhor treinador(a) do futebol feminino: Emma Hayes (EUA)

Prêmio Fair Play: Thiago Maia (Internacional)

Torcedor do ano: Gui (torcedor do Vasco)

Seleção Masculina: Emiliano Martínez (ARG,Aston Villa),Dani Carvajal (ESP, Real Madrid), Antonio Rüdiger (ALE, Real Madrid), Rúben Dias (POR, Manchester City), William Saliba (FRA, Arsenal); Jude Bellingham (ING, Real Madrid), Rodri (ESP, Manchester City), Toni Kroos (ALE, Real Madrid); Lamine Yamal (ESP-Barcelona), Erling Haaland (ING-Manchester City), Vini Jr. (BRA-Real Madrid).

Seleção Feminina: Alyssa Naeher (EUA, Chiago Red Stars), Lucy Bronze (ING, Chelsea), Naomi Girma (EUA, San Diego Wave), Irene Paredes (ESP, Barcelona) e Ona Battle (ESP, Barcelona); Lindsey Horan (EUA, Portland Thorns), Patri Guijarro (ESP, Barcelona) e Aitana Bonmatí (ESP, Barcelona); Gabi Portilho (BRA, Corinthians), Salma Paralluelo (ESP, Barcelona), Caroline Hansen (NOR, Barcelona).

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Compartilhe

Anterior
MP ajuíza ação contra estado por irregularidades em 312 cursos profissionalizantes na Paraíba
Próximo
Deputados aprovam PEC que oficializa João Pessoa como capital da Paraíba e encerra polêmica
Veja também