Foto: Colin Legg.
Foto: Colin Legg
Até o final do mês de julho, a chuva de meteoros Delta Aquáridas pode ser vista cortando os céus da Paraíba e de outros estados do Nordeste. O Jornal da Paraíba conversou com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, que explicou como esse fenômeno pode ser observado.
A atividade dessa chuva de meteoros ocorre de 17 de julho a 17 agosto e, neste ano, atinge seu ápice durante a madrugada entre os dias 29 e 30 de julho. Delta Aquáridas poderá ser melhor observada entre as 22h do dia 29 e as 4h da madrugada do dia 30 de julho.
Marcelo explica que essa chuva de meteoros pode ser vista a olho nu. Porém, ele reforça que lugares afastados dos grandes centros urbanos são os melhores para observar fenômenos como esse.
A luminosidade das cidades diminui muito a possibilidade de ver meteoros
Marcelo Zurita – presidente da Associação Paraibana de Astronomia
Próxima chuva de meteoros
Segundo a Sociedade Americana de Meteoros (AMS), a próxima chuva de meteoros, Perseidas, está prevista para acontecer durante os dias 11 e 12 de agosto, podendo ser observada em estados mais próximos da linha do equador.
Os meteoros de Perseidas tendem a ser bastante alongados e duradouros quando observados do Brasil, sendo meteoros longos e rápidos que cruzam grandes extensões do céu.