Acabou a primeira fase da Série C. A partir de agora, os oito primeiros colocados são divididos em dois grupos de quatro, com os dois primeiros de cada chave garantindo o acesso à Segundona do Brasileirão de 2025. Líder da fase classificatória, o Botafogo-PB é o representante paraibano na disputa pela vaga e também pelo título.
A Série C do Campeonato Brasileiro 2024 começou no dia 21 de abril, repetindo o regulamento do ano passado, sem grupos, com 20 clubes participantes se enfrentando todos contra todos em jogos apenas de ida. São 19 rodadas na primeira fase e depois dois quadrangulares. O competição está prevista para acabar no dia 20 de outubro.
A CBF definiu as cotas de participações para cada clube e por fase da competição. O Jornal da Paraíba traz abaixo um guia que vai ser constantemente atualizado com as novidades da competição. O representante paraibano é, mais uma vez, o Botafogo-PB.
Botafogo-PB será novamente o representante paraibano na Série C 2024 (Foto: João Neto).
Divulgação / João Neto
Grupos do quadrangular do acesso na Série C 2024
Grupo B
Botafogo-PBSão BernardoVolta RedondaRemo
Grupo C
AthleticFerroviáriaYpiranga-RSLondrina
Série C 2024: classificação da 1ª fase
Botafogo-PB, 41 pontosAthletic, 40pFerroviária, 36p
São Bernardo, 35pVolta Redonda, 34p
Ypiranga-RS, 31p
Londrina, 29pRemo, 26pNáutico, 25pCSA, 25pFigueirense, 24pTombense, 22pConfiança, 22pABC, 22PCaxias,21pFloresta, 19pSampaio Corrêa, 19pAparecidense, 16pFerroviário, 15pSão José-RS, 11p
Regulamento da Série C 2024
O regulamento da Série C deste ano será igual ao do ano passado. Os 20 clubes participantes jogam entre si na primeira fase em partidas só de ida, totalizando 19 rodadas. Os oito primeiros avançam para dois quadrangulares paralelos do acesso. Os dois melhores de cada chave sobem para a Série B. E os dois líderes de cada grupo ao fim dos jogos de ida e volta dos quadrangulares decidem a taça da Série C.
Em caso de empate em pontos na 1ª fase ou na 2ª fase, os critérios de desempate obedecem a seguinte ordem:
1º. Maior número de vitórias;
2º. Maior saldo de gols;
3º. Maior número de gols pró;
4º. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
5º. Menor número de cartões amarelos recebidos;
6º. Sorteio.
Os clubes poderão inscrever um número máximo de 50 atletas até o dia 26 de julho, podendo substituir no máximo oito atletas até o dia 23 agosto, dentre os anteriormente inscritos.
Onde assistir
Pay-per-view: Nosso Futebol
Streaming: Dazn e Zapping
Cotas de participação
1ª fase: R$ 1,2 milhão (20 clubes)
2ª fase: R$ 312,5 mil (8 clubes)
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba